Chauí:. Sobre a Industria Cultural

14 dez

image

A industria cultural inventa uma figura chamada “espectador médio”,“ouvinte médio” e “leitor médio” aos quais são atribuidas certas capacidades mentais “médias”,certos conhecimentos “médios” e certos gostos “médios”, oferecendo-lhes produtos culturais “médios”.

Que significa isto?

A industria cultural vende “Cultura”.Para vendê-la deve agradar e convencer o consumidor.

Para seduzi-lo e agradá-lo,não pode chocá-lo provocá-lo,fazê-lo pensar, fazê-lo ter informações novas que o pertube mas deve devolver-lhe, com nova aparência, o que êle já sabe,já viu,já fêz.

A média" é o senso comum cristalizado que a industria cultural devolve com cara de coisa nova.

“Convite à Filosofia” de Marilena Chauí, Ed. Ática,SP,95, p.329

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: