Observadores internacionais elogiam organização e pedem reconhecimento da vitória de Maduro

15 abr

Missão da Unasul disse que recontagem poderá ser feita, desde que dentro do “ordenamento jurídico vigente”



Observadores internacionais elogiaram a organização das eleições presidenciais venezuelanas, realizadas neste domingo (14/04), e defenderam o reconhecimento do resultado, que dá a vitória ao governista Nicolás Maduro, por uma diferença de 1,6 ponto percentual.

Agência Efe

Nicolás Maduro venceu eleição presidencial venezuela com 50,66% dos votos, segundo CNE

images
A missão da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), que entregará ao CNE (Conselho Nacional Eleitoral) um relatório sobre o pleito durante esta segunda-feira (15/04), defendeu a atuação da entidade.

“A missão declara, tal e como defendeu desde a sua instalação, que os resultados devem ser respeitados por emanar do Conselho Nacional Eleitoral, autoridade competente nesta matéria”, afirmou o presidente do grupo, Carlos Álvares.

Em relação ao pedido do candidato opositor, Henrique Capriles, de recontagem de todos os votos, Álvares argumentou que esse procedimento poderá ser realizado, desde que “seja canalizado dentro do ordenamento jurídico vigente”.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF, José Antonio Dias Toffoli, afirmou que o sistema de votação da Venezuela “é muito seguro”. Segundo Toffoli, o processo eleitoral venezuelano é inspirado no modelo brasileiro.

A Uniore (União Interamericana de Organismos Eleitorais) também defendeu o resultado, destacando a transparência da apuração e argumentando que o CNE “cumpriu sua função”.

Nesta segunda-feira, a UE também fez um apelo para que todas as forças políticas venezuelanas reconheçam a vitória de Maduro, conquistada com 50,66% dos votos. A OEA (Organização dos Estados Americanos) também enviou observadores à Venezuela, mas ainda não divulgou um parecer sobre o assunto até o momento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: