Snowden obtém asilo temporário da Rússia e deixa aeroporto de Moscou

1 ago
A Rússia aprovou, nesta quinta-feira (01/08), o asilo temporário do ex-técnico da CIA Edward Snowden, responsável por delatar o esquema de espionagem envolvendo agências norte-americanas e cidadãos dos Estados Unidos e estrangeiros. De acordo com o advogado, Snowden saiu de táxi do aeroporto internacional de Moscou, onde estava há mais de um mês.

Efe

Edward Snowden permaneceu no aeroporto internacional de Moscou por mais de um mês à espera de asilo político

“Entreguei o certificado sobre a concessão de asilo temporário por um ano na Federação da Rússia”, relatou seu assessor jurídico, Anatoli Kucherena, que explicou que o documento permite ao norte-americano se deslocar livremente pelo país.

O ex-técnico da CIA permanecia no aeroporto de Sheremétievo desde o dia 23 de junho, quando chegou num voo procedente de Hong Kong, de onde fugiu depois que os Estados Unidos solicitaram sua extradição às autoridades chinesas.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, descartou a extradição de Snowden a pedido de Washington, mas condicionou a concessão do asilo temporário desde que o ex-técnico da CIA interrompesse quaisquer atividades que prejudicassem os Estados Unidos.

Caso extraditado, Snowden provavelmente enfrentaria um julgamento tão severo quanto o de seu compatriota Bradley Manning, condenado, nesta terça-feira (30), por inúmeras violações à lei de espionagem dos EUA. Conforme apontou o portal Wikileaks, a condenação do ex-soldado norte-americano representou “um novo precedente muito grave para o fornecimento de informações à imprensa” e demonstrou um “extremismo de segurança nacional perigoso por parte do governo Obama”.

OperaMundi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: