Assange ataca vigilantismo dos EUA e vê colapso do Estado de direito

20 set

Fundador do Wikileaks participou de Seminário em São Paulo. Para Assange, Obama tem se mostrado o presidente estadunidense que mais se apoiou na lei de espionagem para perseguir quem contraria os interesses do império.

seminario liberdade(1’25” / 333 Kb) – O ciberativista Julian Assange comentou as denúncias de espionagem sofridas pelo governo brasileiro e pela Petrobras. O fundador do Wikileaks demostrou solidariedade ao Brasil durante participação por videoconferência em seminário realizado em São Paulo, na quarta-feira (18).

Para Assange “A presidenta Dilma tinha mesmo que cancelar essa reunião com os Estados Unidos”, que estava marcada para setembro. Ele acrescentou que “decisões simbólicas (como essa de cancelar a visita diplomática) são importantes para proteger as pessoas. E Dilma, enquanto presidenta, tem a obrigação de proteger o povo brasileiro.”

Julian Assange, fundador do Wikileaks, participou de videoconferência, nesta quarta-feira (18), em São Paulo, do Seminário Liberdade, Privacidade e o Futuro da Internet.

O australiano Assange ficou mundialmente conhecido em 2010, após publicar milhares de documentos militares e diplomáticos sigilosos dos Estados Unidos. Atualmente está em asilo político na embaixada do Equador em Londres, e não pode deixar o local.

Para Assange, o mundo ocidental vive um colapso do Estado de direito com a vigilância e espionagem. Segundo o jornalista australiano, Barack Obama tem se mostrado o presidente estadunidense que mais se apoiou na lei de espionagem para perseguir e denunciar profissionais da imprensa e quem mais contrariar os interesses imperialistas.

De São Paulo, da Radioagência NP, Leonardo Ferreira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: