Candidata francesa é suspensa de partido após comparar ministra da Justiça a macaco

19 out

“Preferia vê-la em cima de uns galhos de uma árvore do que no governo”, disse Anne-Sophie Leclère, da Frente Nacional

Anne-Sphie Leclère, candidata às eleições municipais da França em 2014 pela Frente Nacional, comparou a ministra da Justiça, Christiane Taubira, a um macaco, durante um programa de televisão transmitido na noite de quinta-feira (17/10). Hoje (18), o partido comunicou a suspensão imediata da política ultraconservadora.

Anne-Sophie Leclère publicou no seu perfil no Facebook uma fotomontagem de um macaco ao lado da ministra. Questionada sobre a publicação, durante o programa “Envoyé Spécial”, Leclère afirmou: “preferia vê-la em cima de uns galhos de uma árvore do que no governo”.


Ministra da Justiça da França, Christiane Taubira, sofre com racismo no país

Além disso, a ex-candidata fez questão de reiterar que a ministra é “uma selvagem” e tem “um sorriso diabólico”. Ainda assim, Leclère recusa apresentar-se como racista. “Um macaco é um animal, um negro continua a ser um humano”, observou, para acrescentar, de seguida: “tenho amigos que são negros”.

Após a polêmica, Leclère apagou a montagem no Facebook com a ministra francesa. “Reprovo essas fotos e essas afirmações, que não estão em conformidade com a nossa linha política”, afirmou o responsável local da Frente Nacional, Eric Samyn, em comunicado oficial que anunciou a suspensão da conservadora.

O episódio acontece no momento que a Frente Nacional tenta apagar a imagem na opinião pública francesa de ser um partido de extrema-direita. A líder do partido Marine Le Pen, inclusive, ameaça processar os meios de comunicação da França que usarem o termo para se referir ao partido.

OperaMundi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: