O triste fim de Joaquim Barbosa by Maria Luiza Quaresma Tonelli

19 nov

image

A fuga de Pizzolato para a Itália já começa a surtir efeito. Aos poucos a imprensa internacional vai repercutir o julgamento de exceção sob a batuta do ditador Joaquim Barbosa, presidente da mais alta corte de Justiça do país, colocando em risco a democracia e o Estado Democrático de Direito.

A prisão ilegal de José Dirceu, Genoíno e outros condenados no julgamento da AP 470, ou “mensalão”, fecha esse espetáculo jurídico-midiático orquestrado pelo STF e Globo. Joaquim Barbosa foi promovido a herói pela mídia oposicionista, a porta-voz da oposição.

Chegou a receber do filho de Roberto Marinho o prêmio Faz Diferença, como Personalidade do Ano. O STF fez um julgamento em plena campanha eleitoral para colocar o PT no banco dos réus. Hoje Cristiana Lobo falou na Globonews que com a prisão de José Dirceu e Genoino “o PT foi condenado”.

Joaquim Barbosa fez o serviço que a direita queria. Foi sondado para candidatar-se a presidente nas próximas eleiçõe após o término da tarefa. Joaquim Barbosa desmoralizou o STF, que precisa tomar uma posição e restaurar sua imagem.

Não pode haver insegurança jurídica num Estado Democrático de Direito, onde a mais alta corte de justiça é a guardiã da Constituição. O mínimo que se espera é o impeachment de Joaquim Barbosa.

Resta saber se aqueles que estavam querendo Joaquim Barbosa como candidato a “salvador da república”, como um dia fizeram com o caçador de marajás, vão larga-lo na poeira dizendo que foram enganados ou se vão continuar defendendo o “menino que mudou o Brasil”.

O erro de Joaquim Barbosa foi achar que a casa grande nunca iria manda-lo de volta para a senzala, como quer fazer com o PT desde que Lula chegou ao poder. O triste fim de Barbosa pode ser o de passar para a história como o segundo Joaquim.

Maria Luiza Quaresma Tonelli

Maria Luiza Quaresma Tonelli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: