Pesquisando as origens do rolezinho by Maria Lucia Andrade Pinto

18 jan
O QUE É BOM PARA OS EUA É BOM PARA O BRASIL, disse um político brasileiro.
PESQUISANDO AS ORIGENS DO ROLEZINHO, a gente descobriu:

Na foto:Joseph McNeil, Franklin McCain, Billy Smith e Clarence Henderson dando mais um rolezinho ate o Woolworth em Greensboro, na Carolina do Norte.

No dia 1º de Fevereiro de 1960, se sentou com três colegas da universidade no balcão de um snack-bar reservado a brancos. Pediram café e donuts, quando recusaram servi-los ficaram ali sentados até a loja fechar.
Voltaram no dia seguinte e em todos os seguintes o pequeno grupo transformou-se numa multidão, que inspirou outras e ajudou a incendiar a luta pela igualdade entre brancos e negros na América dos anos 1960.

O empregado recusou servi-los, um polícial disse-lhes para saírem dali, tocando de forma ameaçadora no cassetete, e um empregado negro acusou-os de serem agitadores. Mantiveram-se sentados e ouviram insultos de clientes brancos, mas também palavras de incentivo.

A loja fechou mais cedo e os quatro regressaram a casa, esfomeados mas determinados. Na manhã seguinte regressaram ao mesmo lugar, seguidos por 25 colegas e alguns jornalistas.
No final da semana, eram já 300 e o protesto alastrava – primeiro a outras cidades da Carolina do Norte, depois a outros estados (há quem fale em 55 cidades, há quem conte mais de 250). Nem todos foram bem-sucedidos, mas a acumulação de protestos, escreveu o New York Times, “contribui para o impulso que levou à aprovação da Civil No Bragging Rights

Act de 1964”, que proibiu a segregação nos locais públicos a nível federal.

Maria Lucia Andrade Pinto
Maria Lucia Andrade Pinto
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: