Cuba é um país socialista, deferente de nós. by Mara Rocha

7 fev

Tem gente aqui na Internet que continua se recusando a se informar, ler e pesquisar sobre o socialismo implantado em Cuba.Ser socialista é ter plena consciência de que precisa dividir as coisas, que o bem estar da sociedade é o bem estar individual, uma coisa depende da outra.

Esse povo que fez uma revolução, que defendeu o socialismo, acabou com a exploração de Fulgêncio Batista, testa de ferro dos estadunidenses, graças a vontade popular, o governo fez reforma agrária, desalojou a burguesia de suas propriedades, inclusive as multinacionais dos EUA, que exploravam o plantio de frutas.
A máfia italiana era muito bem recebida.

Então, tinha toda a sorte de submundo operando, com jogos de roletas, prostituição e pobreza extrema.O sistema deles agora é popular, não privilegia individualismo em busca de riquezas, todos devem ter o necessário para viver com dignidade e dentro dessas prioridades está a Educação, a saúde e o emprego.


No sistema cubano, não há tráfico de drogas, não há crianças nas ruas pedindo esmola ou se prostituindo.Não há roubalheiras de bancos, ladrões de colarinho branco, cracolândia, policiais batendo e mantando gente pobre nas ruas. 


A educação é financiada pelo Estado, que vai dos 7 anos a faculdade. Uma das melhores Educação do mundo, assim é também com a saúde, todos tem assistência médica sem pagar um centavo, diferente dos EUA, onde a saúde é toda privada, assim como a Educação.Lá nos EUA, até o banco central é privado, as prisões são entregues também nas mãos de empresas que exploram sem pagar nada a mão-de-obra dos presos.

Em Cuba não tem pena de morte. Mesmo com pena de morte, os estadunidenses não conseguem manter a sociedade livres de violência,pois toda a cultura deles é de violência, então temos sociedades bem diferentes. 


O que não podemos medir com nossa pequena e frágil régua, comparar a nossa realidade com a deles, é esquecer o processo histórico. Aqui temos Educação e saúde, privadas e públicas, separadas por um muro de privilégios para os ricos e falta de recursos para os pobres.

Nesses 11 anos o PT está mudando isso, sem fazer revolução armada, sem colocar a burguesia no paredão, apenas pelo voto da maioria do povo brasileiro que quer melhor condições de vida, a despeito da recusa intransigente e natural das classes médias e elites em abrir mão de suas benesses em favor do todo da sociedade. 


A miséria gera violência que se volta contra a sociedade e isso não é racional, não é humano, não é ético, não é ecológico.


Achar que uma médica Cubana está sendo explorada pelo governo com uma história como essa e que ainda está sob forte bloqueio, impedido de fazer comércio com o resto dos países, por uma irracional decisão dos governos estadunidenses, dando ouvidos a globo, uma empresa que sonega impostos, condenada na justiça a pagar e ainda move toda um submundo de golpe ao governo popular do PT, é de uma ignorância sem igual.

Mara Rocha

Mara Rocha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: