Estamos nos tornando bárbaros. by Maria Luiza Quaresma Tonelli

28 fev

Estamos vendo na TV, todos os dias, pelo menos uns dois ou três casos de linchamento. Pessoas fazendo justiça com as próprias mãos amarrando pessoas em postes, em árvores, ora jogando-as no chão e espancando até desmaiar.
Violência pura em estádios e nas ruas. A ira tomou conta de muita gente. Ontem em São Paulo duas mulheres foram empurradas nos trilhos do metrô, em diferentes estações. Uma está em estado grave e a outra perdeu um braço.
Mas uma cena me chocou de forma especial. Três jovens que caminhavam à beira de uma estrada, numa cidade de São Paulo, foram atropeladas por uma carreta. Duas moças morreram e o rapaz está em estado grave. A carreta tombou.
A cena chocante foi a do povo quebrando a carroceria da carreta para saquear uma carga de sorvete. Cada pessoa pegava muitas caixas de sorvete, o quanto podia carregar. Isso, logo após o acidente que vitimou os jovens.
Então me pergunto: o que leva as pessoas a não se importar com o que tinha acabado de acontecer, mas em se aproveitar de um acidente para saquear a carga de sorvete? Não se tratava de gente com cara de famintos, de miseráveis, nem de uma carga de alimentos básicos para matar a fome (arroz, feijão, carne, etc.) mas de sorvete.
Como podem, mesmo diante de dois corpos no asfalto, ter feito aquilo? Chegar em casa, abrir o pote e saborear o sorvete como se nada tivesse acontecido? A morte trágica, mesmo de pessoas que não conhecemos, não significa mais nada? 

Tudo isso leva a pensar, mais do que a influência de uma mídia que estimula a violência, que estamos nos desumanizando. Estamos andando para trás, regredindo no processo civilizatório. Estamos nos tornando bárbaros. É algo como o estado de natureza. Não aquele do Rousseau, com o bom selvagem, mas o estado de natureza hobbesiano. O estado da guerra de todos contra todos. 
Desanimador.
Maria Luiza Quaresma Tonelli (filósofa e jornalista )
Maria Luiza Quaresma Tonelli
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: