Pipoca, por favor, enquanto os “Agitadores de Putin” mandam em Kiev

29 mar

26/3/2014, [*] Moon of AlabamaPopcorn Please While “Putin’s Agitators” Rule in KievTraduzido por João Aroldo

Enquanto assistem TV, Medvedev e Putin saboreiam cerveja com pipoca…

Enquanto tudo parece possível, a suposição operacional entre alguns funcionários norte-americanos e europeus é que o Sr. Putin não vai invadir abertamente o leste da Ucrânia, mas ao invés disso, vai optar por um plano intermediário obscuro, usando agitadores locais e forças especiais talvez disfarçados para causar ainda mais agitação em grandes áreas de língua russa do país. U.S. Challenge Now Is to Stop Further Putin Moves, NYT.
*******
Putin está assistindo TV. Chama seu Chefe de Inteligência: Dê uma medalha a Tyagnibok por banir o uso da língua russa na Ucrânia. Você quer dizer que ele não é um dos nossos? Ok, dê uma medalha a Yarosh pela ideia de explodir linhas de gasodutos. O que você quer dizer, isso é coisa dele? Que tal o cretino do Lyashko? Que tal os cretinos do Svoboda—Miroshnichenko e outros? Será que nós temos algum agente em campo na Ucrânia? Onde diabos eles estão? Que diabos você quer dizer que eles compraram um caminhão de pipoca e um caminhão-tanque de cerveja e estão assistindo como um filme?!!! Desliga com nojo. Liga novamente: Como foi que você deixou Muzychko ser morto?via Cluborlov.

Muzychko, com o braço estendido numa saudação nazista, ainda na Praça Maidan

Realmente, Putin pode ficar sentado e curtir a pipoca. O governo golpista está fazendo o melhor para se arruinar, para brigar internamente com seus amigos ideológicos e para empurrar os ucranianos de língua russa para mais perto da Rússia. Notem apenas a decisão de hoje de suspender mais serviços de TV de língua russa na Ucrânia. Como isso vai convencer os falantes de russo da Ucrânia de que suas vozes serão ouvidas?

Arsen Avakov

A briga entre os paramilitares de extrema-direita do Setor de Direita (Pravy Sektor) e os fascistas do Svobodaapenas começou:
O grupo ucraniano radical Setor de Direita (Pravy Sektor) exige a imediata demissão do Ministro do Interior, Arsen Avakov e a prisão dos membros da força tarefa especial Sokil (Falcão), envolvida na morte do líder nacionalista Oleksandr Muzychko (Sashko Bily) na região de Rivne nas primeiras horas de quinta-feira. 

resposta do ministro do partido Svoboda:
O Ministério do Interior da Ucrânia iniciou uma série de prisões contra a organização nacionalista Setor da Direito, depois que seus ativistas ameaçaram vingança pela morte de um de seus líderes, Oleksandr Muzychko, pela polícia, segundo uma reportagem.
Pipoca mesmo
De acordo com uma busca de notícias no Google, nenhuma mídia dos EUA noticiou o telefonema que veio a público de Timoshenko no qual ela fala ao seu aliado político, Shufrych, sobre matar russos em massa. O Yahoo News publicou um texto da agência AFP e um artigo no blog do Washington Posttentou turvar o conteúdo da conversa. Exceto que não há nada na mídia dos EUA sobre isso, enquanto os jornais alemães só falam disso. É interessante não apenas a conversa vulgar, mas o fato de ter sido realizada em russo. Isto enquanto a falsa princesa loira do gás e seus amigos sempre usam a língua ucraniana em discursos públicos para promover seu falso nacionalismo. O telefonema vazado vai não só alienar os falantes de russo de Timoshenko, mas também falantes de ucraniano que ela tenta enganar.

Yulia Timoshenko quer matar todos os russos residentes na Ucrânia

Por que a Rússia deveria tentar criar instabilidade no leste e no sul da Ucrânia, quando o governo golpista em Kiev está fazendo o seu melhor para criar por si mesmo? À agitação crescente pode-se acrescentar o provável colapso econômico que logo virá. Qualquer ajuda “ocidental” será condicionada à austeridade e empobrecimento das pessoas, bem à reforma política que os oligarcas e os políticos atuais não vão permitir. Nessa condição, mais agitação é certa, enquanto a Ucrânia desmorona e não há necessidade alguma para a Rússia intervir para causar isso.
A Rússia não vai fazer nada nefasto, ela não vai fazer nada mesmo. A Rússia não vai ajudar, nem econômica nem politicamente, a menos que Kiev e o “ocidente” estejam dispostos a pagar o preço: uma Ucrânia federalizada com regiões fortes e um governo central fraco._________________



[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song” (também conhecida como“Whisky Bar” ou “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça Hauspostille (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). No Brasil, produzimos versão SENSACIONAL, na voz de Cida Moreira, gravada em “Cida Moreira canta Brecht”, que incorporamos às nossas traduções desse blogMoon of Alabama, à guisa de homenagem. Pode ser ouvida a seguir:

POSTADO POR CASTOR FILHO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: