Maria Luiza Quaresma “about” artigo do historiador Russel Jacoby

18 ago
 

Interessante o artigo do historiador Russel Jacoby (professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles), publicada na edição atual (agosto) do Le Monde Diplomatique Brasil, a respeito do badalado livro “o Capital no Século XXI”, do economista Thomas Pikkety.
No artigo, ele traça um paralelo importante entre o pensamento de Pikkety e o de Karl Marx. Trata-se, basicamente (e esta é a chave para a compreensão do autor contemporâneo) do seguinte: Marx questiona a produção; Pikkety, a distribuição. Segundo o historiador, não é o caso de se “escolher” entre as visões de Pikkety e de Marx, mas de se identificar (e isso ele deixa nas entrelinhas) a exequibilidade dos “remédios” pikketyanos ou das “previsões” marxianas.


O autor do artigo, fica claro, compreende ser apropriado o pragmatismo de Pikkety, ainda que não menospreze o trabalho de Marx. (É mais ou menos o que eu, com minhas palavras bem mais atrapalhadas e imprecisas, tento explicar a meus amigos que defendem -e não tem problema nenhum defender- opções mais radicais.)
Jacoby critica as deficiências de Pikkety no livro, e a principal delas seria a utopia de se fazer regredir a desigualdade exclusivamente por meio de taxação mundial por um “governo mundial”. Eu, emérito e aclamado desconhecedor de Economia, tendo a concordar com essa análise, que evidencia que Pikkety desconsidera ações “micro” que também tenderiam a reduzir essa desigualdade, em “locus” específicos (e o Bolsa-Família seria exemplo urrante disso).
O livro, traduzido para o português, chega em novembro. Se eu fosse me aventurar a ler no original em inglês, provavelmente terminaria só daqui a uns doze anos. Assim, vou aguardar novembro e me deliciar com as análises até lá.
P.S.: Nunca é demais reforçar que o Le Monde Diplomatique Brasil é o melhor periódico editado no Brasil, ao menos entre aqueles que conheço

 

 

Maria Luiza Quaresma Tonelli
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: