Polemizando por Anna Zappa

22 maio

Polemizando ( pra animar a sexta feira):
Volta à tona a discussão sobre a violência urbana, motivada pelo assassinato do ciclista da Lagoa por um menor, armado de uma faca. Não foi um caso isolado. Episódios semelhantes tem se proliferado nos grandes centros.
É quase unânime a opinião de que o que tem motivado a crescente criminalidade por parte desses jovens é a desigualdade social e a absoluta falta de educação de base.

Renomados estudiosos e ativistas apontam um sistema educacional falho, que não estimula nem educa efetivamente esses jovens, os quais acabam por abraçar o crime por total falta de opção, por absoluta ausência de valores que não foram absorvidos na família e que a escola não pode incutir-lhes também.


Culpa-se ainda a sociedade de consumo, o sistema capitalista, a banalização da vida, a falta de perspectivas de futuro.


A pergunta é: quantos anos, quantas DÉCADAS serão necessárias para uma reforma total ( no ensino, no sistema, na economia…….) que permita modificar esse cenário?


E o que faremos enquanto isso?


Se encarcerar o jovem criminoso (vítima de uma sociedade e de políticas governamentais que não foram competentes para conferir-lhes cidadania plena, empurrando-os para o crime) não é a solução ( e eu creio que somente isso não solucione nada mesmo), a solução seria esperar mais 12, 20, 25 anos até que essa imensa contradição seja resolvida?


Conscientes que somos de que o sistema Educacional no Brasil falhou, restará nos resignarmos e esperarmos que a próxima geração seja melhor que a nossa (que por sinal, é pior que a de nossos pais)?
E não venham me dizer q estou levantando bandeiras contra ou a favor da redução da maioridade. O que eu quero é uma resposta que não seja cruzar os braços e esperar.

Alguém tem?

Anna Zappa

Anna Zappa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: