Delação Premiada

3 jun

Delação Premiada

Agora estão acusando Lula de Obstrução da Justiça
Juiz – Então o Sr. concorda que o triplex mencionado nas investigações pertence ao Sr. Luis Inácio Lula da Silva.

Réu – Não, Excelência. A documentação que o Lula lhe entregou é verdadeira. Aquele triplex é de uma empresa multinacional chamada Mossak, lavadora de dinheiro, e que é laranja dos irmãos Marinhos, da Globo. Inclusive a mansão deles, construída em área de preservação ambiental, está no nome da Mossak. A maior parte dos apartamentos daquele condomínio é da Mossak, destinados à lavagem de dinheiro, Excelência.

Juiz – Limite-se a responder ao que eu lhe perguntar. E o sítio, também constante nos autos do processo, que o Sr. Luis Inácio insiste dizer que é seu.

Réu – Sim, é meu, conforme os documentos que o meu advogado apensou nos autos.

Juiz – Mas há um documento de venda, de gaveta, do senhor para ele.

Réu – Não, Excelência, também há cópia nos autos. Como o Lula investiu no sítio, há um contrato de preferencialidade, o que é diferente. Se um dia eu for vender, o Lula é o comprador preferencial.

Juiz – Algum dos promotores deseja fazer alguma pergunta ao réu?

Promotor – Eu, Excelência. É a respeito do iate do Lula.

Réu – Excelência! Isso já foi esclarecido, é uma canoa, que o ex presidente usa para pescar no lago próximo ao sítio. Como é que o Sr. Lula iria fundear um iate no interior de São Paulo? Só depois que o Sr. Geraldo Alkimin fizer a transposição do Oceano Atlântico.

Juiz – Vamos então para a lista de Furnas, deixe-me ver aqui: Aécio Neves, José Serra, Eduardo Cunha, Geraldo Alkimin, Jair Bolsonaro… É, o nome Luis Inácio Lula da Silva não consta.
O acusado, Sr. Lula, alega desconhecer os desvios da Petrobras, que não eram do conhecimento dele. O que o Sr. tem a dizer?

Réu – Nada. Como vou saber? Mas é bem provável que não. Excelência, eu não sei quantos filhos o Sr. tem, mas certamente o Sr. é sempre surpreendido por uma queixa da escola, uma peraltagem no parquinho do condomínio, uma briga de crianças, essas coisas. Se nós não temos controle nem conhecimento de todos atos da nossa própria família, como esperar que um presidente tenha o controle total sobre dezenas de ministros, dezenas de assessores diretos e indiretos, dezenas de diretores de estatais, milhares de diretores de terceiro escalão e mais de um milhão de funcionários públicos? A teoria do domínio do fato é algo assim como a teoria da quadratura do círculo.

Juiz – Passemos então a lista da OAS, deixe-me conferir: Michel Temer, Ronaldo Caiado, Eduardo Cunha, Romero Jucá, Aloysio Nunes… É o Lula não está.
Assistente de acusação. Assistenteeeee! Aparece o nome do acusado na Operação Zelotes?

Assistente – Não, senhor.

Juiz – Alguma das 8 600 contas secretas no HSBC suíço está no nome dele?

Assistente – Não, senhor.

Juiz – Senhor depoente: há a questão das palestras. O que o Sr. sabe a respeito?

Réu – O que é de domínio Público: o Instituto Lula fez anexar os contratos das palestras nos autos e, desacreditando, o Sr. intimou as empresas que pagaram ao Sr. Lula a confirmarem documentalmente, o que aconteceu, inclusive a Fundação Roberto Marinho foi a primeira a apresentar, e com o recibo de desconto de imposto de renda na fonte, justamente a Globo que tanto questionou isso.

Juiz – E não tendo mais a perguntar ao depoente, dou por encerrada a sessão, com o consequente arquivamento do presente processo.

Réu – Excelência, data vênia, vai arquivar? E os outros citados?

Juiz – Isto não vem ao caso. Escrivão, redija e envie à Polícia Federal um Mandado de Condução Coercitiva do Sr. Luis Inácio Lula da Silva, para que ele seja trazido aqui.

Réu – Excelência, com o máximo respeito, o Senhor pretende acusá-lo de quê?

Juiz – Obstrução da Justiça. Ele não dá motivos para que eu possa prendê-lo.

Por Francisco Costa ( Central de Debates do Facebook )
Rio, 02/06/2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: