Empresas norte-americanas pagam cada vez menos impostos

14 jul

A evasão fiscal nos Estados Unidos começa a chamar a atenção. O meio usado para a sonegação é o sistema financeiro clandestino denunciado pelo jornalista investigativo Nicholas Shaxon, e composto pelos chamados “paraísos fiscais”. O jornal Nation of Change acaba de publicar um artigo sobre o assunto, em que afirma:

“As corporações simplesmente pararam de pagar impostos, talvez usando a recessão de 2008 como desculpa para alegar dificuldades, e ao ver os negócios melhorarem, não retomaram suas obrigações tributárias. Os números são definitivos: por 20 anos, de 1987 a 2008, as corporações pagaram uma média de 22,5% em impostos federais. Desde a recessão, esse percentual caiu para 10% – muito embora seus lucros tenham dobrado em menos de 10 anos.“

Com base em dados do Pay Up Now, que usou informações das próprias companhias, o artigo lista as 16 corporações que mais sonegam impostos. Entre elas estão a Google, que “cortou 3,1 bilhões de dólares de seus impostos, nos três últimos anos, usando o artifício de mover a maioria dos lucros realizados fora dos EUA através da Irlanda e Holanda para as Bermudas”, de acordo com o jornal Huffington Post. A Pfizer, uma das maiores multinacionais da indústria farmacêutica, também recorreu ao sistema financeiro das sombras para pagar menos impostos. Newscorp (NWS), o grupo de mídia de Rupert Murdoch, tinha 782 subsidiárias em paraísos fiscais de 14 países, em 2008. Com isso, pagou “impostos incrivelmente baixos”.
O site Pay Up Now traz informações sobre a sonegação fiscal e os produtos dessas empresas, várias das quais presentes no Brasil. Vale uma olhada.

http://ttfbrasil.org/noticias/index.php?id=63

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: