#MaisMarxMenosMoro .Por David Deccache

 

Resultado de imagem para Marx

Sobre a ilusão de parte da esquerda em resolver as contradições do capitalismo – pior, de um capitalismo periférico – cancelando parte de uma dívida em moeda soberana que teria sido emitida, supostamente, de maneira ilegal:

“Se o objetivo é fazer uma desapropriação de ativos do setor privado, por que não fazer logo de ativos produtivos e não de títulos denominados em moeda soberana?” (comentário, muito pertinente, do Rodrigo F. de Magalhães)

Acrescento o seguinte: uma reforma tributária que taxe de forma incisiva os mais ricos em paralelo à uma forte redução da taxa de juros tem efeitos exponencialmente mais potentes que o cancelamento de parte da dívida em termos de redistribuição de renda.

Aliás, Collor cancelou boa parte da dívida interna na década de 1990, quando, no mês de março de 90, não corrigiu, monetariamente, o estoque da dívida que havia sido de 80% no período. Collor, como nós sabemos, não era um revolucionário e seu suposto “enfrentamento” à dívida pública só gerou uma mega crise de desemprego e queda dos salários reais.

A esquerda tem que parar de tentar encontrar algum Sérgio Moro que seja ético o suficiente para resolver o problema do capitalismo combatendo os supostos esquemas de corrupção da dívida pública. As contradições do capitalismo devem ser combatidas com muita luta de classe e não confiando na busca do santo graal da moralidade que seria capaz de transformar o capitalismo em um sistema perfeito.

Por fim, políticas de combate ao desemprego, de ampliação do estado de bem-estar social e de redistribuição de renda via tributação dos mais ricos e redução das taxas de juros não são suficiente, contudo, são extremamente necessárias para mudarmos a correlação de forças rumo à uma nova direção sistêmica. Argumentar que o problema do capitalismo é a corrupção é algo conservador que atribui as grandes crises e penúrias do povo aos desvios éticos individuais.

#MaisMarxMenosMoro#

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s