A bancada do PSL na câmara.Por David Deccache

Resultado de imagem para bancada do PSL na câmara

Vou contar uma história para vocês: sabe o partido do Bolsonaro, o PSL, que agora é a segunda maior bancada da Câmara, repleto de milicianos e fascistas?
Antes mesmo do fenômeno Bolsonaro, o partido já começava a crescer graças a um grupo de jovens que se organizaram em um coletivo – o LIVRES – para defender as liberdades econômicas e individuais.

Se autodenominavam como uma tendência libertária. A grosso modo, eram neoliberais que defendiam e respeitavam os direitos humanos e as liberdades individuais (liberação das drogas, legalização do aborto e afins).

Pois bem, acontece que
___o neoliberalismo___ é uma doutrina/filosofia que visa, antes de tudo, a mercantilização de todas as esferas da vida: o lema é privatizar. Saúde, educação, previdência, dentre outros, tudo isso, deve ser mercadoria.
É a soberania do mercado, ou seja, a liberdade fundamental para os neoliberais é, essencialmente e antes de tudo, a liberdade do mercado.

Se for necessário que sejam violadas todas as demais liberdades e garantias individuais para garantir o livre funcionamento do mercado, assim os neoliberais farão.

E se o povo reclamar da saúde e da previdência privatizada, os neoliberais colocam a polícia para baixar o cacete.
Depois dos jovens neoliberais e “progressistas” do LIVRE arrumarem a cama para o Bolsonaro, acabaram abandonando o PSL por discordarem da postura do candidato a presidente no que tange as pautas individuais.

Será que eles se arrependeram da ajuda que deram ao monstro e seu partido e entenderam que a liberdade individual nunca foi relevante para os neoliberais?

David Deccache

Economista com Mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s