Uma questão de tempo.Por Mara Rocha

Resultado de imagem para Bolsonaro Trump

Esse título pode ser entendido como um padrão cultural obsoleto, fora do contexto de um determinado tempo, mas que persiste ainda assim.

O capitalismo só estimula e se apropria daquilo que pode lhe beneficiar.

Como o sistema faz isso? através da mudança cultural empreendida pela propaganda e pelos consumo. Como entender o formidável retrocesso cultural que estamos assistindo?

Depois da revolução sexual de 1960/70, onde eclodiu o movimento feminista, gay, o anti-racismo, surge agora um pé no freio no apoio desses movimentos pelo sistema. Claramente estamos vendo ondas de retrocesso referente aos direitos humanos em geral, o respeito pela etnias, cor, sexo e gênero.

A era da liberdade de expressão do individuo parece com seus dias contados.Mas como convencer a sociedade de que ela precisa voltar aos padrões arcaicos e já superados?

Como convencer uma mulher que ela precisa retornar a sua condição de “rainha do lar”?

Como convencer que o trabalhador não deve lutar por direitos trabalhistas?

Como convencer a sociedade de que gays devem ser excluídos como escória social?

Mais uma vez a religião como sustentáculo do poder vem completar o serviço de mudar a cabeça do pobre para que ele almeje ser rico, a mulher que deseje ser empreendedora ao mesmo tempo que objeto sexual, ao negro que ele queira estar empoderado com seu próprio esforço, ao índio que deixe de “ser preguiçoso” e queira ganhar dinheiro.

E assim, governantes se alternam em longos ou breves espaços de tempo, entre soltar direitos, desde que eles rendam dividendos ao Deus Mercado ou refrear as aspirações populares quando estes prejudicam a ordem do sistema.

Bolsonaro e Donald Trump são marionetes fora do contexto, palhaços saltando de uma caixa de surpresas, cuja função essencial é promover o retrocesso por meio da propaganda, do consumo e da religião, tudo ao mesmo tempo.

Contudo confiemos na certeza de que a roda da história não para nunca, movida por poucos gritos de protesto que vão se somando aqui e ali.

Aguardemos o tempo certo de fazer girar a roda do tempo ao contrário e efetivamente promover novamente mudanças que interessam a todos.

Mara Rocha

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s