Educadores, afinal no que nos tornamos?Por Mara Rocha.

Resultado de imagem para professor

Ontem em SP os professores estiveram mais uma vez nas ruas contra a reforma da Previdência. É triste a situação do professorado que até o século XX permaneceu como artesão de conhecimento. Numa das minhas aulas no curso de Pedagogia eu já dizia que estamos passando de artesão a trabalhador operador de máquinas.

É a revolução tecnológica, igual aquela que extinguiu os condutores de carruagem. Não tem volta. De artesão do conhecimento que escolhe com criatividade os fios, as cores e o desenho da peça, ele passa a executar apenas uma parte do trabalho, cujo design não foi ele que criou e cujos objetivos de aprendizagem já não são os seus.

Depois da década de 30, esse processo foi lento, mas sempre constante devido a industrialização que avançava no país, os homens ocuparam as fábricas, restando as mulheres de classe média, a profissão de docente.

Milhares de mulheres em todo o país foram convocadas para as escolas públicas, pois de acordo com a mentalidade da época só a mulher poderia educar com carinho os filhos pobres da nação.

Viu-se um rebaixamento acentuado nos salário e no status de professor. Afinal para a mulher desse tempo, o que representava ser professora senão uma extensão do lar e segunda opção de vida depois do casamento? Os homens voltaram as salas de aula com a diminuição de empregos na área industrial, mas agora sob um novo contexto: a de operador de máquinas.

O que pode faz um tutor de EAD? É desolador. Nada é para durar, professores são descartáveis, como copinhos de plástico, assim como todas as coisas e pessoas na sociedade líquido pós-moderna.

Nosso maior desafio é a adaptação, pois significa deixar para trás a experiência acumulada, todo saber adquirido ao longo de anos, a paixão que você nutria pelo que fazia, o contato presencial com seus alunos que nos enchia a alma não só de tristezas, mas sobretudo de alegrias.

Mara Rocha

mara professora002

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s